The Linux's Speech

segunda-feira, junho 19, 2006

Linux em Desktop Doméstico: Por que é tão dificil emplacar?

Muitas pessoas fazem essa mesma pergunta, muitas outras tem suas respostas na ponta da língua, muito se fala e pouco se faz.

Aqui irei me juntar aos críticos e intelectualóides de plantão ou coisa do tipo.

É verdade, o Linux está cada vez mais fácil, mas para o usuário leigo, nem tanto!
Não entendo como a comunidade ainda não abriu os olhos para isso, e se abriu, não faz nada ou simplesmente: deixa como está e o nosso querido pingüim continua pairando no ar com poucos usuários domésticos. Bom para a Microsoft! Ham, é isso que eles querem.

Perguntas Lógicas de Usuários Leigos

1 - Pra que vou ter que descompactar e compilar um programas digitando um monte de comandos, se no Windows basta eu clicar em Instalar.exe ou Setup.exe, clicar algumas vezes em "Avançar" depois em "Fechar" e pronto?

2 - Por que meu dispositivo USB não reconhece automaticamente quando eu conecto na porta, assim como no Windows? No máximo seria preciso eu colocar o cd de instalação do produto, clicar algumas vezes e pronto!

3 - Por que o desktop é pesado? No Windows, eu clico no Internet Explorer e ele abre instantaneamente, no Linux, quando clico no Firefox, tenho que esperar alguns segundos.

4 - Por que eu preciso ler tantos How To, ou sei lá o quê para fazer algo que no Windows eu simplesmente tiraria a dúvida com o meu vizinho?

5 - Ah, o que são dependências? Por que existem tantas?

Estas, são as perguntas mais freqüentes dos usuários leigos um pouco mais avançados no assunto.

Muitos de vocês poderão discordar e começar a me xingar ou dizer que os usuários são um bando de preguiçosos ou vão simplesmente achar um erro em meu português para me criticar. Ou então simplesmente dizer: "Bah, é Software Livre, grátis! Tem que aprender na marra mesmo". Aí chegamos no ponto: Xiítas! Este ainda é o grande problema da comunidade, existem muitos radicais no SL que impedem o desenvolvimento de aplicações facilmente instalaveis entre outras facilidades. Quem que nunca viu um usuário se vangloriando porque usa Slackware, dizendo que o 'Slek' é 'foda' de instalar e configurar?

Sim, senhoras e senhores, isso ainda existe. Enquanto os xiítas existirem em grande parcela, continuaremos assim, e só nós Nerds e Geeks de plantão iremos querer Linux em nossos queridos computadores que não largamos nunca e ainda tiramos de onde não temos para pagar a conta do provedor banda larga para nunca ficarmos off-line!

Quando a comunidade se conscientizar qua a cultura imposta por anos pela Microsoft, dos "dois cliques" e "next, next, finish" é uma realidade incontestável e que tende a continuar, não iremos ter Linux fácil para leigos, por tanto, a adoção continuará em baixa.

Achou ruim? Que me processem! :P



2 Comentários:

  • Acho que o problema é abordagem errada por grande parte do pessoal, não só xiitas, mas muita gente boa que tem no SL, ao invés de querer transpor o NNF do Win pro linux, muitos querem justamente isso, mudar a mentalidade do usuário pra que ele não queira mais o NNF, ora, depois de dar comodidade, vc vai querer tirar? complica né?
    Enquanto não aceitarem que a maioria dos usuários tá pouco se lixando se é livre, ou pirata, pouca coisa vai mudar, o que importa é que funcione fácil e rápido, e que seja compatível com o vizinho que usa windows pra ele poder rodar as mesmas coisas que o outro lá.

    Isso sem falar na parcela que não quer mudar e tá bem assim, ainda que vez por outra reclamando do sistema, infelizmente esses também existem, conheço muitos assim.

    Por Blogger Yusuke, em 11:33 AM  

  • Concordo totalmente. Eu realmente aprecio a mudança e não gosto do sistema da Microsoft. Eu estou me esforçando para aprender a mexer no Ubuntu e me disponho a ajudar aqueles que querem fazer o mesmo. Porém, quando eu tenho alguma dúvida de Linux, encontro uma grande dificuldade em encontrar um fórum que , pelo menos, explique o passo a passo e não o "verifique qual o kernel depois entre como administrador ...". Outro dia perguntei para uma programadora porque os entendidos de linux dificultavam tanto e ela respondeu que o sistema era deles, que o leigo não tinha nada que se meter. Enquanto continuar assim, vou ter que continuar fazendo campanha só do Mac...

    Por Blogger Giovanni Tomasi, em 11:20 PM  

Postar um comentário

<< Home