The Linux's Speech

segunda-feira, junho 26, 2006

ODF diz para DOC e afins: Asta la vista baby (é assim que se escreve mesmo?)

É isso mesmo, o formato ODF, OpenDocument recentemente certificado como padrão internacional pela International Standart Organization, ISO, está cada vez mais mostrando suas garras contra o formato proprietário DOC da Microsoft.

Seguindo o exemplo do governo do estado norte-americano de Massachuetts, a Bélgica, um pequeno país de 10 milhões de habitantes, mas com grande influência na União Europeia dá permissão para uso em seus escritórios o formato ODF, concorrente dos formatos proprietários da Microsoft (DOC, PPT, XLS) e planeja, caso a mudança de formato não signifique muito impacto em sua usabilidade, a adoção por padrão do formato aberto em seus escritórios no início de 2008, abolindo de vez do formato proprietário.

Ah, e não é só isso! Países paceiros da Belgica como Noruega e Dinamarca dão experanças que também vão adotar o formato aberto ODF em seus documentos.

Para quem não sabe, grandes empresas como IBM, Novell (SUSE LINUX) e Sun Microsystens (que ajudou em parte no desenvolvimento), apóiam massivamente o uso do ODF.


P.S.: Quem não deve tá gostando disso é a Microsoft, pois corre o risco de perder boa parcela de seus lucros, que não são nada pequenos nestes e em outros países, ou a Microsoft dá suporte ao formato em sua suíte, ou perde fatias maiores. Lembrando que o Brasil também usa o formato aberto em algumas instituições do governo. Ponto para nós, que usamos, abusamos, e abusamos mais ainda quando reclamamos do software livre!

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home