The Linux's Speech

sexta-feira, junho 30, 2006

CodePlex: O site de hospedagem de OpenSource da Microsoft

Tá okay, sei que parece estranho.
Mas é verdade, a Microsoft criou um site de hospedagem para softwares Open Source e Shared Source no mesmo estilo dos SourceForge.Net e Savanah.

O tal site se chama CodePlex, que nomezinho estranho, parece algo com expressões usadas em desenhos futurísticos. O site está no ar desde Maio. O lançamento oficial de sua versão 1.0 foi feita em um evento de Software Livre em Londres.

Quais serão os reais interesses da Microsoft quanto a este site? Ajudar, criar uma comunidade de Software Livre Win32 ou algo do tipo?
Acho pouco provavel, ela nada mais cricou um "centro de idéias".

Centro de Idéias? Sim, idéias que as pessoas tem e colocam seus programas la como sendo Software Livre. Aí ela vái e "pega" sua idéia. Legal não é? :)

Cada vez mais a Microsoft decepciona na questão social e de visão de lucros agindo legalmente na má fé.

É isso aí. Até quando isso vai durar?

Para os intusiastas da Microsoft, um beijo no bumbum e meus mais sinceros pesames de disponibilizar seus códigos no CodePlex.

Bye!

2 Comentários:

  • É lamentável que toda e qualquer iniciativa advinda da Microsoft seja retalhada com adversidade e imparcialidade. Ofender os desenvolvedores que ganham o pão em cima da tecnologia Windows mandando “um beijo na bunda”. O cara que trabalha o mês inteiro e depende de uma tecnologia pra sustentar a família. Meus parabéns amigo, você ganhou o dia!

    Por Anonymous Anônimo, em 10:45 PM  

  • O CodePlex não é tão "open-source" como quer parecer. Todos os projectos que são abertos on CodePlex ficam automaticamente licenciados sob a "Microsoft Permissive License", afinal não tão permissiva como isso, porque não permite a redistribuição dos programas ou códigos-fonte licenciados. Eu, como programador registado no SourceForge, permitiria de bom grado que copiassem o meu software e o redistribuissem, dentro dos termos da licensa GNU GPL. Mas, vendo bem, a "Microsoft Permissive License" até é bastante permissiva dentro dos padrões da Microsoft. Qualquer dia, temos de pedir licensa à Microsoft para ir à casa de banho.

    "É lamentável que toda e qualquer iniciativa advinda da Microsoft seja retalhada com adversidade e imparcialidade."
    A imparcialidade até é bem vinda. Permite uma análise mais profunda e menos casiquista do assunto. Enfim, premite uma análise imparcial.

    Por Blogger Samuel Lourenço, em 10:44 AM  

Postar um comentário

<< Home