The Linux's Speech

terça-feira, abril 17, 2007

Mau Exemplo: Atacar o Site da Receita Federal

"Para ser usado legalmente, todo programa deve ter uma licença de uso, seja ela livre ou não. O IRPF 2007 não tem nenhum tipo de licença, o que significa que o usuário transgride a lei 9609/98, quando o executa para fazer a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física" Alexandre Oliva, conselheiro da Free Software Foundation Latin América (FSFLA)

Ok, belas palavras para justificar uma ação no mínimo sem justificativa!
Como pode um grupo que luta pela "liberdade" atacar com opressão um orgão do governo?

Primeiro eles alegam que não há software de declaração IRPF para Linux: Mentira, há uma versão em JAVA que eu instalei nos computadores do meu trabalho e funcionam muito bem.

E depois vem alegar que o software não tem licença, isso poderia até ser um argumento a ser discutido, e não usado para "justificar" um ataque!

Assim, só quem perde são os usuários de Software Livre, que tanto lutaram e ainda lutam, seja por uma causa, seja por parcerias com grandes empresas, seja o que for, esse tipo de atitude só tem a perder, ou atitudes como essa.

Se querem ver o software livre popular, o que se tem a fazer é contar os pontos positivos, e não agir igual uma Micro$oft da vida, com mentira! Dizer que não há programas de declaração da IRPF para Linux. Ou como a Microsoft naquelas suas campanhas "Get The Facts" dizendo que o seu Windows é mais seguro que o Linux.

Por essa, eu não esperava.

2 Comentários:

  • Ramon,

    Me desculpe, mas você mal se informou sobre o assunto, ou estou enganado? Apenas leu o artigo do Cardoso?

    Hora nenhuma o Alexandre disse que não existe versão do software para a receita, ele disse que o software da receita não roda em software livre (é dependente de MV Java proprietária).

    Veja:

    Nós da FSFLA somos contra um programa que não funciona em software livre, apenas na plataforma proprietária escolhida pela Receita Federal.

    Quanto ao software da Receita não ter licença, isso é contrário à Lei de Software. Eu não estou falando que tem que seguir certas leis e etc, aliás, não dou a mínima para isso. Porém, o que ele disse é a pura verdade.

    Infelizmente, você caiu na do Cardoso. Muita gente gosta de deturpar o pessoal do Software Livre...

    Mais informações sobre a entrevista, você pode ver no email do Alexandre para o entrevistador, o qual rebate muitas coisas mal compreendidas:
    http://listas.softwarelivre.org/pipermail/psl-brasil/2007-March/019574.html

    A entrevista tem mais de 1 mês se não me engano, já saiu no BR-Linux.org. Tem algumas informações interessantes nos comentários também, e muita desinformação também.

    http://br-linux.org:8080/linux/info-fundacao-exige-versao-linux-de-software-do-ir

    Por Anonymous Anônimo, em 10:37 PM  

  • Complementando, na questão da licença, nas palavras do Alexandre:

    Criticamos também o risco jurídico a que a Receita Federal expõe os
    contribuintes, na medida em que uso e cópia do programa para terceiros
    constituem ofensas às leis de Software e de Direito Autoral,
    respectivamente, que o Ministério Público teria obrigação de
    investigar e punir mesmo sem denúncia do titular do direito autoral,
    conforme provisão da mesma lei.

    Por Anonymous Anônimo, em 10:41 PM  

Postar um comentário

<< Home